Após uma ida ao dermatologista descobri que tenho isto... queratose pilar.
Oras que desde que me lembro de ser gente que tinha na parte detrás dos braços umas borbulhinhas vermelhas que me deixavam a pele áspera. Mas nunca me chamou muito a atenção, passava um hidratante e aquilo passava.
Mas...
Principalmente desde o Verão do ano passado começou a alastrar a mais partes do corpo... O braço todo e pernas também...
Mas é daquelas coisas, dei mil e uma pequenas desculpas para isto e fui esperando que passasse com hidratação. Não passou. Dermatologista comigo.
Oras... Após ter lido as mais complexas explicações sobre isto explico o mais básico que se pode reter:
trata-se de um crescimento anormal da pele, que cresce muito mais do que é normal. É genético, normalmente hereditário (e não é que o Gui e a Guida já têm as tais borbulhinhas inocentes na parte de trás dos braços???!!!) e não tem cura.
É um problema apenas estético e só se observa a uma curta distância. É de difícil tratamento. Mas vou apostar em tratar isto. Aviei a receita na farmácia (gastanto o resto do dinheiro deste mês, que estas coisas não são comparticipadas) e temos um creme hidratante mega poderoso, uma pomada poderosa e uma outra coisa que é uma mistura de creme com pomada poderosa. Temos tratamento até ao Verão e a ver se depois a coisa melhora com o sol, diz que é costume, lol.
Os piores meses são os do Inverno.
Confesso que associo isto (o alastramento) à falta de cuidado que tenho tido comigo em geral e com a pele em particular desde que me tornei mãe... Antes disto, tinha um creme para cada parte do corpo e fazia questão de os aplicar todos depois do banho e alguns outros antes de sair de casa...
Agora... Lá passo um creme depois do banho dia sim dia não... E... é quando.
De resto tudo sobre rodas!