quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Também sou mãe...

...como tal há coisas que não entendo, ou que tenho alguma dificuldade em entender vindas das outras mães das crianças que conheço e com quem lido todos os dias, aqui ficam aquelas que me consigo lembrar agora:
- Saltou uma unha da X porque ela não me deixa que lhe corte as unhas, ficam muito grandes e depois partem-se ou arrancam-se na totalidade (foi o caso, vinha com o dedo em ferida)...
- Nunca lhe consigo lavar o cabelo e para lhe dar banho é um castigo, tenho de o deixar brincar na banheira um bocado enquanto adianto o jantar (deixa a criança de 2 anos sozinha na banheira meia de água) e quando lá chego nem lhe posso tocar, ele é que se lava (há-de ser uma coisa bonita de ver, por acaso nunca me cheirou mal...)
- Nunca me deixa medir-lhe a febre, ontem pareceu-me quente e então dei-lhe um be-nu-ron e brufen umas horas depois (é bom dar medicamentos assim, acho-te um bocadinho quente toma lá disto...)
- Não me deixa mudar a fralda, tenho de lha mudar de pé enquanto ele brinca (sem comentários)
- Ainda bem que ele come aqui, que eu em casa só lhe consigo dar gomas, bolos e sumo (outra sem comentários...)
Ok, assim de repente não me lembro de mais... ISTO É REAL!!! O Guilherme também não tem especial prazer em fazer algumas das coisas acima, mas nunca deixei de lhas fazer por isso. Odeia mudar a fralda mas lhe nunca cheguei a pontos de o fazer com ele de pé enquanto brinca... Esperneia, é verdade, grita, é verdade, mas muda-a...
Há 2 tipos de situações que se aplicam a estes casos na perfeição:
1 - É muito mais fácil fazer de conta que não se passa nada do que ter de ter cortar as unhas/ dar banho/ comida/ etc enquanto gritas e esperneias.
2 - A criança não pode ser contrariada para não ficar chateada.
Não sei qual das duas é mais grave... Na primeira vejo que há casos que roça muito subtilmente a negligencia... Muitas vezes vêm mal vestidos, com roupas pequenas ou mal agazalhados e claro, sem unhas.LOL.
A segunda não é menos grave pois vê-se que as crianças são criadas num sistema completamente afastado da realidade e que a continuar assim lhes vai dificultar muito a adaptação à realidade (onde lhe vão ocorrer muitas situações de frustrações e contrariedades) um dia mais tarde.
Não sou a mãe perfeita. Nem de longe. Também finjo muitas vezes que não vejo isto ou aquilo para não passar a vida a repreende-lo e na esperança que algumas vezes ele próprio corrija as coisas o que felizmente acontece muitas vezes. De vez em quando também chego cansada demais a casa para a gritaria que envolve cortar as unhas dos pés e deixo para depois, em prol do meu bem estar, mas nunca se chegou a arrancar nenhuma.
Enfim.
Isto é só aquilo que me é dado a ver todos os dias...
Foto para breve, LOL.

2 comentários:

Susana Oliveira disse...

como pode a unha ter caido?
o david tem as unhas mto fracas e partem-me mto facilmente, mas dai a cair...
tb gostei mto das gomas e sumos... eles nao sao parvos, e sabem fazer os pais de parvos :)

Eu no meu trabalho tenho a situacao:
utente ao telefone: menina estou de cama, com febre, estou tao mal, nao ha ai uma consultinha?
eu: sim, ha, venha as x horas.
utente: nao, nao, eu estou tao doente, hoje nao posso ir ai...
ok, se esta doente, nao pode ir ao centro de saude para que ligou?
E o mais incrivel é que nao foi so uma situacao, ja foram varias com pessoas diferentes...
Beijos

Little Miss Sunshine disse...

Eu corto-lhe as unhas, dou-lhe banho, vejo-lhe a febre, mudo a fralda... umas vezes corre bem, outras parece que estamos numa cena do wrestling, mas tudo bem! Em relação à comida, sou mais benevolente. Não come porcarias, mas se não uqer jantar, eu já estou com ele pelos cabelos, dou-lhe leite e pronto! Sei que não é o mais indicado, mas sei que na escola ele come bem, olha, vou deixando passar algumas vezes!

Tinha saudades vossas! Beijos e parabéns ao Gui, atrassados, claro!