quinta-feira, outubro 08, 2009

O Gui, a pré, a adaptação...

O primeiro dia de escolinha foi na Terça, dia 6.
Ainda choramingou à porta mas ficou sentadinho no tapete pronto para começar as actividades.
Nesse primeiro dia fui buscá-lo às 12:30h. Assim que me viu começou a chorar... A educadora diz que esteve bem até ao meio dia, na última meia hora começou a ficar ansioso, a perguntar por mim e a correr pra janela na esperança de me ver chegar.
Ontem, 2º dia foi um drama... Foi o caminho todo a chorar e ficou a gritar e a espernear com a educadora a agarrá-lo. Deixei-o ficar todo o dia, a educadora achou melhor assim, só o fui buscar às 15:30h (hora em que acaba a escolinha). Disseram que ele esteve bem, que perguntava muitas vezes se eu o ia buscar (sempre teve esta mania, até parece que alguma vez o deixei ficar em algum lado...) que comeu razoavelmente e pronto. Tava muito tristinho quando eu cheguei... Diz que nem quis brincar no recreio que ficou sentado o tempo todo a ver os outros brincar...
Hoje foi ainda pior que ontem... Os gritos eram de que estava ser torturado e ainda por cima com a autorização da mãe.
Não preciso dizer muito né... O meu coração está completamente despedaçado... Em frangalhos... Sempre que saio de lá até parece que me falta a força nas pernas...
Mas sei que é uma questão de tempo. Que vai acabar por se adaptar.
A educadora e restante pessoal são excepcionais! Muito carinhosas e atenciosas! Puseram-me à vontade pra ligar sempre que quiser para saber como ele está (que é o que tenho feito).
Algumas pessoas (só as estúpidas), têm-me dito que se ele já tivesse ido antes que já estava ambientado, que não se comportava assim agora. Pois claro, isso é óbvio.
Mas tive a oportunidade de estar com ele a 100% quase até aos 5 anos. Vi e vivi tudo em primeira mão, todos esses grandiosos momentos foram meus. Fui eu quem o ensinou a contar, as primeiras letras foi escritas debaixo dos meus olhos.
Isto vale mais que tudo.
Agora chegou a hora dele ganhar asas. Crescer. Preparar-se para ser uma pessoa excepcional, que sei que vai ser.
Faria tudo de novo.
Abdiquei de muitas coisas (ou se calhar até não) para ver os meus filhos crecer. Faria tudo de novo! Ainda com mais orgulho e vontade que nunca!

1 comentário:

Mocas disse...

Olá amiga,

acho que foi muito bom teres acompanhado o teu filho durante este tempo. Quanto a ele ficar a chorar, pode nem estar relacionado com o facto de só ter entrado este ano. O Rodrigo ficou comigo até aos dois anos e quando foi para a escolinha adorou. No ano passado (com a idade do teu) é que começou a fazer "mimo" e eu tb saía de lá com o coração nas mãos (como te compreendo). Crescer às vezes dói, talvez até mais a nós do que a eles. Vais ver que as coisas vão melhorar. É uma questão de adaptação e é preciso tempo. Força!

Um bj!