domingo, dezembro 30, 2007

Ainda por cá andamos...

É verdade... Ainda por cá andamos...
Lá fomos à consulta no dia 26, depois no dia 28 e o ctg revelou-nos uma Margarida cheia de saúde das duas vezes.
Os toques também não revelaram nada de novo, ainda está tudo muito verde e atrasado. A médica que me viu na Sexta diz que antes de dia 4, consulta seguinte, não prevê que aconteça nada. Sinceramente, sinto-me de novo muito bem... Eles é que me estragaram um bocado com tanto toque na data do internamento. Claro que já sinto um bocado falta de mobilidade mas fresca que nem uma alface. E assim, com os médicos a dizerem que ela está óptima, que é tudo o que eu quero ouvir, antes prefiro que ela nasça mesmo depois do dia 4, aliás, adorava que fosse no dia 6... Longe das festas e no dia em que faz 7 anos que beijei o meu marido pela primeira vez.
Ainda assim cheguei à conclusão que já estou mesmo com cara de bomba ambulante prestes a explodir a qualquer momento... Todas as pessoas com que me cruzo ocasionalmente me dizem: "tá mesmo quase, não?", "felicidades", "uma hora pequenina". Na Sexta fui pro Oeiras Parque aos saldos e as pessoas que me atendiam nas lojas chamavam-me mesmo corajosa... Fartei-me de gastar dinheiro mas isso são pequenos detalhes intimamente relacionados com o facto de ter uma menina a caminho e ter guardado a roupa para a partir dos 3 meses para comprar agora nos saldos. Comprei coisas tão lindas... Neste momento tenho 3 cordas de roupa pindericamente cor-de-rosa a secar... Sou altamente vaidosa com o Guilherme, como aliás nunca o fui comigo própria, mas os vestidos... as saias... levam-me à loucura... E é tudo tão lindo...
Enfim.
Balanço de 2007... Tirando a minha linda e doce Margarida a caminho foi um ano para esquecer... Horrível.
Previsão para 2008... Tenho uma grande convicção de que vai ser um ano em grande, cheio de coisas boas!
Apre!
Bem precisamos!
Bom 2008 a todos!

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Grande susto...

Pois foi o que apanhámos na Quarta e muito honestamente ainda não passou...
Fomos à consulta de rotina do hospital SFX e o ctg revelou que o ritmo cardíaco da Margarida não estava bem. Estava um pouco mais acelerado do que seria de esperar e como tal a médica mandou-nos para as urgências a fim de averiaguar se a minha filhota se encontrava em sofrimento. Mal lá chegámos fizémos de um novo ctg em que o ritmo cardíaco continuava acelerado. Fiz uma eco e daí tudo bem, muito e bom liquido amniótico, movimentos respiratórios normais, movimentos dela normais, placenta normal. De seguida foram análises ao sangue e à urina que revelaram "umas coisitas" - palavras da médica que por mais que eu tenha insistido numa me explicou que coisitas eram essas e os médicos que vieram depois disseram que as análises não acusaram nada... Enfim, esta não cheguei mesmo a perceber. Mas foi depois do resultado das análises terem chegado que me disseram que eu ia ficar internada... A Margarida ia ser submetida a um teste de stress... Explicaram que iam por-me a soro e oxitocina a ver como reagia a pequena às contrações provocadas pela "droga", se reagi-se bem dar-me-iam alta, se reagisse mal e o ritmo cardíaco se alterasse fariam uma cesariana. A pequena reagiu bem ao teste e o ritmo cardíaco em 4 horas ligada ao ctg esteve sempre normal. Passei lá a noite e mesmo assim o médico daquele turno deixou ordens para que o parto fosse desencadeado na manhã seguinte... Por esta altura já me tinham rapado, feito o clister, colocado o catéter na mão pois a oxitocina que me foi ministrada no teste de stresse poderia desencadear o parto, isso não aconteceu.
Portanto de manhã acordaram-me com as palavras: "não pode comer nem beber mais nada, faça este clister (outro) e tome um duche. Até ao final do dia terá a sua filha nos braços".
Ok.
Faço isso tudo e heis que chega outra enfermeira que me diz: "vamos ligar ao ctg e esperar a visita do médico que vai determinar o seu grau de prioridade, é que só fazemos 3 induções por dia e hoje temos 5 grávidas à espera..."
Ok.
Quando o médico entra diz logo que o ctg está óptimo e que em príncipio me vai mandar para casa... Mandou-me fazer uma eco com fluxometria (que verifica se todas as trocas entre mãe e feto se estão a fazer em perfeitas condições) e uma outra coisa que não consegui perceber o que era.
A eco mostra que está tudo bem com a Margarida.
E cá estou eu de novo em casa.
Preferia mil vezes que ela tivesse nascido já.
Por todos os motivos e mais alguns... Por muito que eu queira estar tranquila, por muito que todos os exames complementares tenham mostrado que a Margarida não está em sofrimento... Preferia tê-la cá fora... Ter a certeza que ela está bem.
Não tive nenhum sintoma fora do comum, se não fosse o ctg não fazia a mais pálida ideia que a minha filha passou por momentos de taquicardia.
Será que está assim neste momento?
Entendem?
Enfim, fiquei num estado de alerta e ansiedade...
Ainda assim estou confiante! Com muito medo mas confiante!
Voltamos lá dia 26.
Por isso amigos e amigas:
Feliz Natal!
Assim que houver notícias a Avena tem ordem para entrar aqui e botar a boca no trombone, não sei porque não o fez... LOL
Entretanto torçam por nós!

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Já chega... Pode ser?

Preciso de dormir... Ser privada de sono é das piores coisas que me podem fazer... 2 ou 3 noites a dormir mal ainda me aguento, mas já lá vão pelo menos 2 ou 3 semanas seguidas em que durmo pessimamente mal... Hoje acordei num estado lastimável... Cheia de olheiras, dor de cabeça, cheia de "areia" nos olhos...
A culpa é nitidamente do excesso de peso... Só consigo dormir uma hora virada para cada lado, depois acordo cheia de dores nas articulações no lado para o qual estava virada, viro-me para o outro, demoro a adormecer. Faço xixi cerca de 5/6 vezes por noite (isto nas noites boas).
Então, 37 semanas e 4 dias parece-me um tempo de gestação óptimo para se nascer! Não acham? Ela tem de nascer mesmo por isso 'bora lá! Assim depois já a posso partilhar com o pai e dormir 2 ou 3 horitas seguidas por noite! Sou muito optimista eu... Logo, na Quarta vou "implorar" à médica para me dar aqui uma ajudinha no avanço para o parto! Será que ela vai na conversa? Espero que sim!
Depois passo a noite toda a sonhar.
Nesta passada voltei a sonhar que a Margarida nascia. Agora já não era igual ao irmão. Pesava 3980gr e media 51cm. Índice de Apgar 9-10. Tudo ao pormenor, sim, é verdade, até vi o boletim de saúde dela e tudo.
Estou cansada por não dormir e confesso que algo ansiosa por a ter cá fora.
Passei bem melhor do Guilherme. Não trabalhava, pesava muito menos e não tinha mais nenhuma criança de quem cuidar.
Os medos em relação ao parto continuam a estar altamente relacionados com o bem estar da Margarida e muito drasticamente menor com o meu próprio bem estar.
Vá lá filhota, anda lá passar o Natal no nosso colinho...

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Toma lá que já almoçaste!


Um dia desta semana, já em cima da hora de ir trabalhar, fui numa corrida ao Lidl comprar umas coisitas que me faziam falta.

Entrei, agarrei no que queria, 3 embalagens, e fui para a caixa, escolhi a das prioridades porque estava com pressa e pela primeira vez exerci esse meu direito; a senhora que estava à minha frente tinha o tapete já cheio de compras e ainda muita coisa no carrinho e eu tinha 3 coisitas. Geralmente nunca peço prioridade, aliás, desde que estou grávida da Margarida foi a primeira vez que pedi e se a senhora tivesse poucas coisas não o teria feito.

Eu - Importa-se que eu passe?

Srª Pipi - Importo porque estou cheia de pressa!

(volto a frisar que eu só tinha 3 míseras coisas)

Eu - (estupefacta) Sabe, esta é a caixa prioritária...

A Srª Pipi olha para a minha enorme barriga de dpp daqui a 3 semanas e diz - E a srª acha que tem prioridade porquê?

Eu - (fula) Olhe, não sei se além de mal educada também é analfabeta mas tem a placa mesmo por cima de si.

E passei-lhe à frente!

Bem, foi brilhante... Nunca fui de engolir sapos mas sempre fui de dar respostas pela metade, de ficar a pensar no assunto um bocado depois e pensar nas mil uma coisas que podia ter dito, pá, mas esta foi perfeita... A Srª Pipi engoliu cá um sapo!!! LOLOL Toma lá que já almoçaste, fiquei mesmo satisfeita!

De resto cá vamos andando! Os dias passam-se muito bem, faço a minha vidinha quase toda normal, demoro mais tempo aqui ou ali, custa-me já muito estar inclinada para a frente e calçar e descalçar sapatos. Mas também, faltam 3 semanas certinhas para a data prevista do parto. 3 de Janeiro.

Nem posso acreditar que tenha passado tão rápido...

E nem quero pensar que estou nos últimos dias da minha última gravidez, não há nada melhor no mundo que estar grávida... Carregar dentro de nós uma coisinha tão esperada e amada já por todos! Sentir os movimentos, os pontapés...

Se há algumas coisas que são vividas menos intensamente numa segunda gravidez outras são vividas com muito mais. Já sei o que me espera, o primeiro olhar, o primeiro toque, saber que aquele bebe vai crescer tão depressa, passar por todas aquelas fases maravilhosas (outras nem tanto, claro, lol) mas saber que a cada dia que vai passar vamos ser capazes de amar mais e mais e mais e mais...

Ser mãe é a vocação da minha vida. Descoberta completamente de surpresa mas aquilo de que mais gosto na vida.

Amar desmesuradamente!

Tudo tem outro sentido. Todos os dias, todas as festividades. Tudo, tudo tudo é maior e melhor.

E pronto, isto deve ser das hormonas andarem todas malaicas e fico assim toda ser emocional! LOL!

A mala para a maternidade está pronta!

As compras de Natal estão feitas!
E com a embalagem desta conversa, ficam com um pouco mais de nós!
Eu, o Guilherme e a Margarida!

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Gravidíssima!

É assim que estou! Hiper grávida! LOL!
A hora (que espero pequenininha mas sem grandes ilusões, lol) aproxima-se a passos largos e as emoções são mais que muitas. Está tudo a postos! Cama de grades montada (o contorno de berço e a colcha devem estar a chegar), malas praticamente prontas! Falta mesmo muito pouca coisa e aquilo que falta não é o indispensável, faltam apenas pormenores!
Tenho falado no assunto ao Guilherme nestas últimas duas semanas e parece-me que ele "entende" o que vai acontecer, muito à sua maneira, de uma forma muito abstrata mas entende! Faz miminhos na minha barriga e chama as outras pessoas para fazerem também. Ficou todo contente quando viu a cama de grades montada no quarto dele! Disse logo que era para o bebe e hoje de manhã foi ver se estava lá algum a dormir... Era bom que fosse assim, um dia acordávamos de manhã e... Txaran! Está aqui um bebe a dormir! LOL. Claro que quando a mana cá estiver a situação vai ser outra mas acho que ajuda bastante o facto de conviver com bebés no dia a dia, aqueles de quem tomo conta! Ultimamente interessa-se muito por eles, desde que lhe disse que tenho um na barriga e que vai viver na nossa casa, digo-lhe sempre que vai ser nosso, meu, dele e do pai. Olha muito para os outros bebés, tenta acalmá-los quando choram, põe a chucha ou dá-lhes brinquedos para as mãos. Fica aflito quando não param de chorar , faz um ar desolado e diz "mãe, o bebé tá triste, o Guié faz 'minho".
Vamos a ver como corre esta adaptação...
Esta noite sonhei que a Margarida tinha nascido! Era igual ao Guilherme!!! O mesmo peso e o mesmo tamanho e tudo! LOL
Bem, e agora tenho de ir! A hora de almoço passa a correr... Snif!