domingo, janeiro 27, 2008

Bronquiolite.

A pequenina tá com uma bonquiolite.
Que stresse... Por muito habituada que eu esteja a estas maleitas, que o Guilherme já teve uma bronquilite com 2 meses e várias constipações bem fortes, é sempre um valente stresse ver os nossos filhos doentes. Já fomos duas vezes ao hospital com ela. Da primeira disseram-me que era só nas vias respiratórias superiores mas na segunda vez já lhe chamaram uma broquilite. No entanto, para a medicarem tem de piorar, foi isto que o médico disse da última vez. Ela não tem febre e continua com um apetite voraz. A saturação de óxigenio tá boa e não tem dificuldade em respirar. Só ranho, resmas de ranho... Uma farfalheira enorme, daquela que quando lhe pegamos sentimos aquela porcaria a passar nas costas.
Eu acho que aquilo não vai passar sem ajuda de medicação, ela é muito pequenina ainda tem aquela coisa de tossir para fazer aquilo passar...
Eu sei que parece mal dizer isto, mas fiquei "contente" ao saber que a Margarida não é a primeira recém nascida que se constipou com 2 semanas e meia... Por isso obrigada pelos vossos comentários Sô Dona Sofia e Sô Dona Kella. É que tenho andado com um gigantesco sentimento de culpa por ela estar assim, mesmo não encontrando nenhuma falha na rotina que a possa ter deixado assim e com a certeza quase absoluta que foi o irmão que lhe pegou o vírus. Eles são tão dependentes de nós nestes primeiros tempos e como tal esse sentimento de culpa que sinto deve ser normal.
Os médicos mandaram pôr soro em quantidades industriais no nariz dela principalmente antes de comer para o nariz ficar desentupido. Oras, acontece que ela não tem o nariz entupido... Ela respira bem enquanto come... E quando lhe ponho o soro antes do biberão aquilo fica ali tudo a dançar ela tem muito mais dificuldade em comer e cansa-se muito mais rapidamente. A farfalheira é só mesmo na garganta. Experimentei então, desde ontem, não colocar soro no nariz antes de ela comer, e acho-a melhor... Mas não sei se estou a fazer bem... Só sei que há alturas em que temos de seguir o nosso instinto, e é isso que tou a fazer.
O Guilherme amanhã tem consulta dos 3 anos e vou aproveitar para a levar também e ser vista pela pediatra. Vou implorar para ela lhe passar algum medicamento que a ajude a ultrapassar isto mais rápido. Sou contra a medicação desnecessária, mas neste momento o meu pavor de que isto evolua negativamente é muito grande e prefiro assim, que ela lhe passe alguma coisa.
Continuamos de quarentena absoluta.
Ontem uma amiga veio cá fazer-lhe um bocadinho de ginástica respiratória e aproveitou para me ensinar também a fazer, pedi-lhe pra não trazer os filhos pequenos e fiz o mesmo hoje com a Avena. Pelo menos vamos estar a usar esta estratégia até ela estar completamente restabelecida.
Enfim, o Inverno tem destas coisas. Nascer em Janeiro não é pêra doce!
E agora malta... Vou fazer sopa de espinafres!

1 comentário:

Little Miss Sunshine disse...

Bolas, tadinha, tão pequena!
O Tiago esteve internado com bronquiolite, na semana passada. É a merda do tempo! Beijinhos